Rogério Recco é o novo colunista do CBN Rural
JornaliRogério Recco assume a produção e apresentação do CBN Rural (Foto: Mayara Alonso/GMC)

CBN Rural

Rogério Recco é o novo colunista do CBN Rural

Por Fran Tiem em 03/01/2023 - 10:00

O jornalista e integrante da Academia de Letras de Maringá, Rogério Recco é um dos principais formadores de opinião da cidade. Agora, além de ser autor de diversas publicações com foco na história do desenvolvimento do Paraná, ele também é o novo colunista na rádio CBN Cascavel. De segunda a sexta-feira, os ouvintes poderão acompanhar um conteúdo exclusivo sobre o amplo universo do agronegócio.

Com mais de 30 anos de profissão, Recco iniciou a carreira em 1974 trabalhando em jornais locais e prestando serviços para publicações de circulação nacional. Como jornalista, especializou-se em cooperativismo e agronegócio, tendo conquistado dezenas de premiações.

“Há muitos anos acompanho o CBN Rural e as cotações do agro com o Sérgio Mendes e a Rose Machado, que são nossos amigos praticamente desde o início de suas carreiras. Com a saída deles, para novos projetos, naturalmente fizeram a indicação do meu nome, e de alguns outros também, para substitui-los no CBN Rural. A direção do Grupo Maringá de Comunicação avaliou e, para minha surpresa, fui convidado. Sinceramente, nunca pensei em fazer rádio, mas como tenho uma atuação diária nesse segmento, não tive dificuldade em incorporar esse trabalho e estou gostando muito”, frisa, o jornalista Rogério Recco.

Ele afirma que realizar a coluna tem sido uma experiência maravilhosa, principalmente por estar junto da filha Luíza Recco, que também é jornalista e está apresentando as cotações. O CBN Rural tem duas edições diárias de dois minutos, uma pela manhã e outra à tarde, a exemplo das cotações do dia. “Analisamos um assunto a cada dia, de forma didática, para que as pessoas conheçam um pouco mais da realidade do setor que é o carro-chefe da economia”, ressalta.

Autor de diversas obras

O jornalista e escritor tem em seu currículo várias obras dedicados a resgatar e preservar a história de Maringá. Em 2022, foram publicados dois livros: Nas Alturas – a História da Paróquia Catedral de Maringá, escrito em parceria com Everton Barbosa, sobre os 50 anos do templo inaugurado em 1972; e Trilhos, Café e Terra Vermelha, com a trajetória do engenheiro italiano Amedeu Boggio Merlo, que participou da construção da ferrovia entre Cambará e Londrina, na década de 1930.

Para 2023, Recco explica que está finalizando a biografia do empreendedor Divanir Braz Palma, falecido em 2019, e avançando em outros temas, sendo um deles a participação de seu avô Raymundo como combatente na Primeira Guerra Mundial. Ele foi um dos heróis, da geração de 1899, aclamados pelos italianos.

O CBN Rural é apresentado também em outras cinco emissoras CBN no Paraná, em Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e União da Vitória, em horários diferentes.

Além do CBN Rural, Rogério Recco também apresenta o Maringá FM Rural, de segunda a sexta-feira às 6h25, falando sobre as principais notícias do universo rural.

Acesse GMC Online

Notícias da mesma editoria