Passado: não se vive dele e nem se pode esquecê-lo
CBN Cascavel

Opinião

Passado: não se vive dele e nem se pode esquecê-lo

Por Gilson Aguiar em 12/02/2024 - 05:30

Passado é o bom conselheiro.

Ninguém veio do nada. O passado não é papel em branco. Também, concordo, não se pode viver nele. Ficar lembrando e relembrando com um saudosismo depressivo. Prática daquele que considera o presente uma consequência de uma má escolha.

Porém, o passado é fonte de consulta. Lugar para entender as origens e colocar os olhos no futuro sobre uma “outra” perspectiva.

Muitas vezes nossas escolhas são feitas exclusivamente com “os pés” no presente, e isso pode ser enganoso. O que vivemos no imediato não é o que parece quando conseguimos ponderar com as experiências.

Vida se mede vivendo.

Quantas coisas nós já vivemos? Aquelas que ao relembrar, com uma dose de racionalidade, conhecimento científico e com valores apurados nos amadurece para tomar decisões?

A dose de racionalidade é porque não se pode agir por impulso. Tem que se ter consciência de que a experiência vivida não se repete. Porém, aprendemos com o sentido das ocorrências. Em especial os acontecimentos relevantes.

Aquilo de saber separar o que é fato ou fake, o que importa ou não, precisa de um bom senso crítico e de análise. O passado não é só nossa sensação ou percepção do que ocorreu, é também objetiva, fato vivido por outras pessoas.

Por mais que as coisas que aconteceram sejam fatos inquestionáveis, nossas lembranças estão contaminadas e nossas versões sobre o passado são contaminadoras. Distorcem a realidade invariavelmente na busca de nos proteger da verdade dolorosa ou indesejada.

Passado é fato e não intenção.

Temos que cuidar com os vícios excessivos de distorção de nossa memória. Encarar os dissabores que o passado nos aponta, o quanto já fomos desagradáveis e compactuamos com ações de violência, discriminação e extremismos, nos ajuda a amadurecer e rever atitudes.

Repensar a real medida em que se dá aos atos que estão a nossa volta é coisa de gente grande. Por isso, os pequenos se escondem a sombra do que se impõe.

Assim e por isso, não despreze, nem deturpe, não violente ou negligencie seu passado. Ele pode ser um bom conselheiro em tempos de crise. Nos lugares que faltam coerência e ação assertiva, o passado pode ser de grande ajuda, um bom senso de justiça.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria