Oeste ganha mais 3 deputados com a cassação de Francischini
Imagem CBN Curitiba

Politica

Oeste ganha mais 3 deputados com a cassação de Francischini

Por Redação em 28/10/2021 - 15:37

A bancada do Oeste na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deverá, em poucos dias, ter nove deputados estaduais devida a cassação do Delegado Francischini (PSL), por fake news nesta quinta-feira (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 6 votos a 1. Atualmente a região tem como representantes na Alep os cascavelenses Gugu Bueno, Marcio Pacheco, Coronel Lee e Professor Lemos, pelo iguaçuense Soldado Fruet e pelo rondonense Ademir Bier (que era suplente e foi efetivado com a morte do Delegado Recalcatti).

De acordo com os cálculos extraoficiais, a cadeira 51 ficará com Elio Rusch, de Marechal Cândido Rondon; a 52 com Nereu Moura, de Catanduvas; a 53 com Pedro Paulo Bazana, de Arapongas; e a 54 com Adelino Ribeiro, de Cascavel.

Ainda com a cassação de Francischini, que é o atual presidente da Comissão de constituição e Justiça da Assembleia legislativa passa o comando para seu vice, Marcio Pacheco.

A expectativa é de que a comunicação oficial sobre a decisão do TSE e a convecação dos suplentes seja feita pelo presidente da Câmara, Ademar Traiano na primeira sessão de novembro, dia 8.

 

FRANCISCHINI VAI RECORRER

Cassado por causa de uma live no Facebook alegando fraude nas urnas eletrônicas, o que não se confirmou posteriormente, Francischini postou um vídeo há pouco nas redes sociais afirmando que sua defesa irá entrar no STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de liminar para suspender a decisão do TSE. Analistas políticos e jurídicos, no entanto, avaliam que a possibilidade de a medida lograr êxito é diminuta.

“Dia triste, mas histórico na luta pelas liberdades individuais”, afirmou Francischini. "Lamento demais essa decisão que afeta mandatos conquistados pela vontade do eleitor. Agora, reassumo meu cargo de delegado na Polícia Federal, mas não vou desistir. Nós vamos recorrer e reverter essa decisão”, acrescentou. 

 

Colaboração site Alerta Paraná - www.alertaparana.com.br

Notícias da mesma editoria